Abertura, Alteração e Encerramento de Empresas

Área: Contábil

Presencial

Sobre o curso

Objetivo

Dar uma visão completa a empreendedores e contadores sobre a abertura de empresa, com informações que facilitarão a tomada de decisão sobre o tipo de contrato, tipo de sociedade e tributação escolhida. Planejamento inicial de sua empresa, decisões tomadas na abertura da empresa tais: como tipo societário, perfil de tributação, correta elaboração de contrato social que pode trazer benefícios para sua empresa.

Público Alvo

Contabilistas, Auxiliares de Escritório de Contabilidade, Iniciantes na Prática de Abertura de Empresas, Estudantes e demais interessados em reciclar os conhecimentos.

Área

Contábil

Status do curso:

Ativo

Modalidade:

Presencial

Conteúdo

1 – Pré-constituição da empresa
Documentação e informações necessárias antes de iniciar a abertura ou a alteração da empresa (Consulta Viabilidade; Informações sobre lei de zoneamento, lei da cidade limpa e lei do silencio), definição de razão social, nome fantasia, valor do capital social.

2 – Contrato social, CCMEI, Requerimento de Empresário, Estatuto
Principais diferenças entre os tipos de sociedade (MEI, LTDA, SA, Individual, Sociedade Simples, Eireli e Associações).
Os diferentes tipos de documentos de acordo com os tipos de Sociedade (Contrato social, CCMEI, Requerimento de Empresário, Estatuto).
Enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte.
Alteração Simples X Consolidação do Contrato Social.

3 – REDESIM
Sincronização dos órgãos na abertura, alteração e encerramento da empresa.
DBE - CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
Atividade primária e Atividade secundária.
Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica – FCPJ
Quadro de Sócios e Administradores - QSA
Ficha Complementar - FC

4 – Registro na junta comercial ou cartório;
Taxas e emolumentos.
Documentos dos sócios (associados), documentos empresa (associações) e requerimentos a ser assinados, para protocolo na Junta Comercial ou no Cartório.

5 - Empresas obrigadas a ter Inscrição Estadual;
Pedido de Registro da Inscrição Estadual e cadastro do ICMS.
Exigência de alvarás (Cetesb, vigilância sanitária, etc).

6 – Inscrição municipal (CCM);
Pedido de Registro de Inscrição Municipal
Cadastro e criação de senha web
Alvará de funcionamento, o que muda com a LEI Nº 13.874, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019.
TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos

7 - Enquadramento Tributário.

8 - Obrigações Acessórias
Solicitação para: Emissão de nota fiscal eletrônica de serviço;
Solicitação para: Emissão de nota fiscal eletrônica – mercantil (DANFE);

9 - Certificação digital.

10 – Encerramento
Documentação necessária
Certidões de baixa

11 - Exercícios Práticos


Condições Gerais:


- Em razão do quórum mínimo necessário para as realizações dos nossos Cursos, a Econet tem o prazo de até 24hs, para comunicar os inscritos, se o Curso será realizado ou não. Comunicação esta que deverá ser por e-mail e telefone.


- A devolução do valor correspondente à inscrição no evento (curso, palestra, treinamento etc.), dar-se-á pelo prazo de noventa dias, a contar da data em que comprovadamente o inscrito o tenha pago, no caso de desistência, adiamento, cancelamento ou qualquer outro motivo de força maior ou por iniciativa do participante ou da organizadora.


- A inscrição sendo cancelada por parte dos participantes deverá ocorrer até 72hs antes do inicio do Curso! Depois disto somente será cancelada mediante a pagamento de 50% do valor do Curso.


- Poderá a organizadora do evento substituir o palestrante, no caso de impossibilidade deste em ministrá-lo, hipótese em que deverá manter o conteúdo programático e avisar aos participantes, com antecedência de três dias, para que confirmem ou cancelem sua participação.


- Para dirimir eventuais conflitos surgidos, as partes elegem o Foro da Comarca de Curitiba - PR, e excluem qualquer outro, por mais privilegiado que seja.



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