PER/DCOMP - Preenchimento com Visão Estratégica de Gestão Financeira

Área: Contábil/Fiscal

Presencial

Sobre o curso

Objetivo

Orientar o correto e seguro preenchimento do Pedido Eletrônico de Ressarcimento, Restituição e Reembolso (PER) e Declaração de Compensação (DCOMP) e das hipóteses em que cabível, em alinhamento com as obrigações acessórias (DCTF, DIPJ, DIRF, EFD-IPI e ICMS, EFD-Contribuições etc.) com vistas a obtenção dos efeitos positivos do instituto da compensação ou restituição no menor tempo possível e sem a presença dos riscos fiscais decorrentes do preenchimento com incorreções; o treinamento será ministrado no campo prático, por meio da exposição de situações que ocorrem no dia a dia das empresas, com exercícios envolvendo o cruzamento dessas informações, com apoio no Manual de Instruções do Programa PER/DCOMP e últimas instruções normativas da Receita Federal. O curso tem por objetivo orientar o correto e seguro preenchimento do Pedido Eletrônico de Ressarcimento, Restituição e Reembolso (PER) e Declaração de Compensação (DCOMP), nas versões downloads e WEB, em alinhamento com as obrigações acessórias (DCTF, DIPJ, DIRF, EFD-IPI e ICMS, EFD-Contribuições etc.), com o intuito de minimizar os riscos fiscais decorrentes do preenchimento com incorreções. O curso será ministrado no campo prático, por meio da exposição de situações que ocorrem no dia a dia das empresas, com exercícios envolvendo o cruzamento dessas informações, com apoio no Manual de Instruções do Programa PER/DCOMP e últimas instruções normativas da Receita Federal.

Público Alvo

A contabilistas, analistas, advogados, auditores, assistentes, auxiliares, encarregados e demais profissionais interessados no assunto.

Área

Contábil/Fiscal

Status do curso:

Ativo

Modalidade:

Presencial

Conteúdo

1 - Conceito de PER/DCOMP eletrônica
2 - Compensação, restituição e ressarcimento - definição
3 - Tipos de créditos permitidos
4 - Vedação de débitos e créditos
5 - Apresentação em formulário
6 - Preenchimento da ficha “pagamento indevido ou a maior” (crédito)
7 - Ressarcimento de IPI
8 - Saldo negativo de IRPJ
9 - Saldo negativo de CSLL
10 - Pagamento indevido ou a Maior
11 - IRRF de cooperativas
12 - IRRF - Juros sobre o Capital Próprio
13 - PIS/Pasep não-cumulativo - exportação
14 - Cofins não cumulativa - exportação
15 - PIS/Pasep não cumulativo - mercado interno
16 - Cofins não cumulativa - mercado interno
17 - PIS/Pasep - embalagens
18 - Cofins - embalagens
19 - Salário-família e salário-maternidade
20 - Retenção - Lei nº 9.711/98
21 - Contribuição previdenciária indevida ou a maior
22 - Outros créditos (oriundos de ação judicial)
23 - Atualização dos créditos compensáveis na DCOMP
24 - Composição dos créditos utilizados na DCOMP
25 - Como efetuar a compensação parcial do crédito
26 - Como informar o crédito utilizado parcialmente
27 - DCOMP retificadora
28 - Demais informações necessárias
29 - Análise de situações que podem acarretar recebimento do “termo de intimação PER/DCOMP”
30 - Exemplos práticos
28 – PERDCOMP WEB
- Créditos abrangidos
- Vantagens em relação ao sistema de DOWLOADS
- Ressarcimento de IPI
- Reintegra
- Contribuinte do eSocial
- Retenção – Lei 9.711/98
30 - Exemplos práticos


Condições Gerais:


- Em razão do quórum mínimo necessário para as realizações dos nossos Cursos, a Econet tem o prazo de até 24hs, para comunicar os inscritos, se o Curso será realizado ou não. Comunicação esta que deverá ser por e-mail e telefone.


- A devolução do valor correspondente à inscrição no evento (curso, palestra, treinamento etc.), dar-se-á pelo prazo de noventa dias, a contar da data em que comprovadamente o inscrito o tenha pago, no caso de desistência, adiamento, cancelamento ou qualquer outro motivo de força maior ou por iniciativa do participante ou da organizadora.


- A inscrição sendo cancelada por parte dos participantes deverá ocorrer até 72hs antes do inicio do Curso! Depois disto somente será cancelada mediante a pagamento de 50% do valor do Curso.


- Poderá a organizadora do evento substituir o palestrante, no caso de impossibilidade deste em ministrá-lo, hipótese em que deverá manter o conteúdo programático e avisar aos participantes, com antecedência de três dias, para que confirmem ou cancelem sua participação.


- Para dirimir eventuais conflitos surgidos, as partes elegem o Foro da Comarca de Curitiba - PR, e excluem qualquer outro, por mais privilegiado que seja.