ABC da Escrituração Fiscal

Área: Fiscal

Presencial

Sobre o curso

Objetivo

A escrita fiscal se refere ao conjunto de documentos criados e instituídos pelo poder Executivo, que todas as empresas e sujeitos passivos de obrigação tributária precisam manter, de modo a comprovar as operações e receitas que decorrem de serviços prestados ou tomados, mesmo que estes serviços não sejam tributados. Envolve, portanto, a escrituração de livros de registros fiscais com base na documentação apresentada, escrituração e apuração de faturamento, contribuições, impostos, etc, a recolher; elaboração e cálculo de guias de recolhimento de impostos, entre outras funções.

Público Alvo

A todos que atuam na área tributário-fiscal, como advogados, contadores, auditores, operadores de comércio exterior e interessados no assunto.

Área

Fiscal

Status do curso:

Ativo

Modalidade:

Presencial

Conteúdo

1. Histórico Legal da Escrituração Fiscal 

2. Conceitos para fins do Cumprimento das Obrigações Tributária

3.Regulamento do ICMS

4.Regulamento do IPI 

5. Livros Fiscais Obrigatórios 

6. EFD ICMS IPI  

7. Hipóteses de Incidência 

8. Fato Gerador 

9. Contribuinte e responsável 

10. Base de Cálculo – Inclusões e Exclusões 

11. Alíquotas internas e alíquotas interestaduais 

12. Transferências entre matriz e filial 

13. Diferencial de Alíquotas 

14. Antecipação  

15. Operação de Importação 

16.Exportação 

17. Fornecimento de refeiçoes 

18. Não incidência, imunidade e benefícios fiscais – Conv.ICMS 190/2017

19. Diferimento 

20. Suspensão 

21.Crédito Presumido 

22.Créditos do Imposto  

23.Hipóteses de vedação 

24.Hipóteses de Estorno

25.Manutenção do Crédito  

26.Prestação de Serviços de Transportes 

27. Documentos Fiscais 

28.Códigos Fiscais de Operação e da Situação Tributária 

29.Obrigações Acessórias 

30.Principais Operações do ICMS 

31.Substituição Tributária 

32.Aspectos Gerais do ICMS devido pelo Optante Simples Nacional 

33.Operações Destinadas a Não Contribuintes – EC 87/2015


Condições Gerais:


- Em razão do quórum mínimo necessário para as realizações dos nossos Cursos, a Econet tem o prazo de até 24hs, para comunicar os inscritos, se o Curso será realizado ou não. Comunicação esta que deverá ser por e-mail e telefone.


- A devolução do valor correspondente à inscrição no evento (curso, palestra, treinamento etc.), dar-se-á pelo prazo de noventa dias, a contar da data em que comprovadamente o inscrito o tenha pago, no caso de desistência, adiamento, cancelamento ou qualquer outro motivo de força maior ou por iniciativa do participante ou da organizadora.


- A inscrição sendo cancelada por parte dos participantes deverá ocorrer até 72hs antes do inicio do Curso! Depois disto somente será cancelada mediante a pagamento de 50% do valor do Curso.


- Poderá a organizadora do evento substituir o palestrante, no caso de impossibilidade deste em ministrá-lo, hipótese em que deverá manter o conteúdo programático e avisar aos participantes, com antecedência de três dias, para que confirmem ou cancelem sua participação.


- Para dirimir eventuais conflitos surgidos, as partes elegem o Foro da Comarca de Curitiba - PR, e excluem qualquer outro, por mais privilegiado que seja.



ABC da Escrituração Fiscal